domingo, 14 de novembro de 2010

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Cursos para a Reeducacão do ser humano

 Projeto de Cursos para Atualização de Professores para a Rede de Ensino Pública e Particular

Introdução/Justificativa

 A autonomia é caracterizada por Jean Piaget como o surgimento da capacidade de estabelecer relações cooperativas e a aprendizagem é nomeada por Paulo Freire como uma aventura criadora que nos permite construir, reconstruir e constatar para mudar. Portanto, se somos os únicos seres capazes de apreender, consideremos os quatro pilares fundamentais da Educação proposto por Jacques Delors para nos orientarmos e despertarmos nos educadores a capacidade de ampliação de seu discernimento. Só é possível ensinar uma leitura real do mundo quando podemos compreendê-la e agir sobre ela. Como podemos ensinar a aprender se a maioria de nós não teve esta oportunidade? Como nos tornarmos pessoas com pensamentos próprios capazes de discernimento nas escolhas diárias se nem ao menos nos preocupamos em desenvolver nossos interesses e aptidões? E, finalmente ao desenvolvermos nossas aptidões e descobrirmos quem somos estaremos aptos a ensinar o outro a conhecer, a pensar e a buscar, afim de nos relacionarmos com o mundo a nossa volta de uma forma justa, harmoniosa e feliz. Objetivos Através de dinâmicas vivenciais conscientizar os professores da necessidade de “conhecerem” a si próprios para poderem exercer a função de verdadeiros instrutores, orientadores de crianças e jovens preparando-os para uma vida autônoma. Público Alvo A todos que se interessarem pelo caminho da evolução do ser em busca da autonomia.

Temas

1. “Da Anomia a Autonomia”
Carga Horária: 80h A autonomia faz parte de um processo evolutivo educacional/moral e, não de um simples desenvolvimento intelectual, portanto através de vivências em grupo por meio da heteronomia como ferramenta do professor-orientador para desenvolver (des-envolver) os seres autônomos que trazemos em potencial.
2. “Gerenciando o seu Eu” - Aprendendo a entender e a gerenciar sua própria vida Carga Horária: 40h Este curso possibilita aos professores uma integração com o grupo através de discussões, dinâmicas e seminários abordando as questões: comunicação, responsabilidade, comprometimento e desenvolvimento de competências .
3. “Entendendo e facilitando as fases da vida” Carga Horária: 10h cada módulo 1) dos 0 aos 7 anos; 2) dos 7 aos 14 anos; 3) dos 14 aos 21 anos Através do conhecimento de como somos em cada fase seremos capazes de ver o ponto de vista do outro para podermos analisar, solucionar e mediar as situações que ocorrem em sala de aula.
4. Palestras para divulgação dos cursos – 1h

Recursos Materiais e Número de participantes: áudio visual, papel sulfite, revistas para recorte, cola, tesoura, barbante, pregadores, espaço com carteiras de alunos, 30 participantes máximo.

Investimento: entre em contato através do email: bethvelardi@hotmail.com

Nenhum comentário: